A adolescência é uma época da vida humana marcada por profundas transformações fisiológicas, psicológicas, pulsionais, afectivas, intelectuais e sociais vivenciadas num determinado contexto cultural.
Mais do que uma fase, a adolescência é um processo com características próprias, dinâmico, de passagem entre a infância e a idade adulta.
Se se pode afirmar que a adolescência começa com a puberdade, já não é tão fácil dizer quando termina.
A puberdade muda o corpo, a mente e os afectos da criança. Os adolescentes entram numa nova fase existencial, banhados por novas pulsões, novas sensibilidades, novas capacidades cognitivas, novas dificuldades nos seus pontos de referência.
A adolescência é um espaço/tempo onde os jovens através de momentos de maturação diversificados fazem um trabalho de reintegração do seu pasado e das suas ligações infantis... Esta reelaboração deverá dar capacidades para optar por valores, fazer a sua orientação sexual, escolher o caminho profissional, integrar-se socialmente. Este processo de crescimento faz-se também com retrocessos (às vezes dá vontade de voltar a ser criança), este crescer faz-se sózinho, com o melhor amigo, com e contra os pais, com os outros adolescentes e com os outros adultos.
in Manuela Monteiro, Milice Ribeiro dos Santos, Psicologia, Porto Editora (adaptado)