Ao nosso bebé "faz de conta"mudamos fraldas, embalamos, vestimos, despimos, tomamos conta dele.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Puberdade e adolescência
A adolescência é uma época da vida humana marcada por profundas transformações fisiológicas, psicológicas, pulsionais, afectivas, intelectuais e sociais vivenciadas num determinado contexto cultural.
Mais do que uma fase, a adolescência é um processo com características próprias, dinâmico, de passagem entre a infância e a idade adulta.
Se se pode afirmar que a adolescência começa com a puberdade, já não é tão fácil dizer quando termin
a.

A puberdade muda o corpo, a mente e os afectos da criança. Os adolescentes entram numa nova fase existencial, banhados por novas pulsões, novas sensibilidades, novas capacidades cognitivas, novas dificuldades nos seus pontos de referência.
A adolescência é um espaço/tempo onde os jovens através de momentos de maturação diversificados fazem um trabalho de reintegração do seu pasado e das suas ligações infantis... Esta reelaboração deverá dar capacidades para optar por valores, fazer a sua orientação sexual, escolher o caminho profissional, integrar-se socialmente. Este processo de crescimento faz-se também com retrocessos (às vezes dá vontade de voltar a ser criança), este crescer faz-se sózinho, com o melhor amigo, com e contra os pais, com os outros adolescentes e com os outros adultos.
in Manuela Monteiro, Milice Ribeiro dos Santos, Psicologia, Porto Editora (adaptado)
Marcadores:
puberdade e adolescência
terça-feira, 6 de novembro de 2007
NÃO TENHO MEDO (O poder da amizade e da solidariedade)

Sul de Itália, verão de 1978.
Crianças que brincam por entre o milheiral... Michele, 10 anos, descobre um segredo.
Confronto entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças.O filme é de Gabriele Salvatores.
Vamos ver o filme hoje às 16.55.
Marcadores:
crianças
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Sistema Nervoso Autónomo
O sistema nervoso autónomo controla as funções internas de auto-regulação. A divisão simpática excita e gasta energia. A divisão parassimpática inibe e conserva energia, permitindo manter a actividade de rotina.
A maior parte dos orgãos são afectados por ambas as divisões.

Marcadores:
sistema nervoso
Cérebro

António Damásio, O erro de Descartes
Marcadores:
cérebro,
sistema nervoso,
sistema nervoso central
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Neurónio

Marcadores:
sistema nervoso
sábado, 4 de agosto de 2007
Criança

Na sua acepção actual em psicologia, o termo criança designa o ser humano que se encontra na infância, uma fase de desenvolvimento que, consoante os autores, se situa entre o nascimento e a maturidade, entre o nas cimento e a puberdade ou ainda entre a emergência da linguagem e a puberdade. Faz-se uma distinção entre a primeira infância (até aos 3 anos de idade), a segunda infância (dos 3 aos 7 anos de idade) e a terceira infância (dos 7 aos 12 anos), desembocando esta última na adolescência.
O conceito criança, enquanto idade específica da vida humana separada do estado adulto, desenvolveu-se ao mesmo tempo que a privatização da vida familiar, por volta dos séculos XIV e XV, sob o impulso das ideias do Renascimento e, sobretudo, da Reforma, tendo evoluído com o passar dos séculos. (...)
J. Vonèche in Roland Doron e Françoise Parot, Dicionário de Psicologia, Climepsi Editores,2001
Marcadores:
Dicionário
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)